quarta-feira, 21 de março de 2012

Rumo certo: presidenta lançou o PRONACAMPO

Publicado em 21-Mar-2012


É excelente a iniciativa do Programa Nacional de Educação no Campo (PRONACAMPO) lançado pelo governo, que lhe destinará R$ 1,8 bilhão por ano, até 2014. Os recursos devem ser usados para o apoio técnico e financeiro de política de educação no campo. O programa atenderá escolas rurais e quilombolas – o que deve contribuir para a consolidação da reforma agrária e para a permanência na área rural.

Image
Dilma Rousseff durante lançamento do PRONACAMPO
Foto Wilson Dias/ABr
Há muito por fazer. De acordo com o Ministério da Educação, 23,18% da população do campo com mais de 15 anos é analfabeta e mais da metade não concluiu o ensino fundamental. Com esta realidade em vista, o programa prevê a construção de três mil escolas, a instalação de recursos digitais em 20 mil unidades de ensino, a aquisição de oito mil ônibus, duas mil lanchas ,180 mil bicicletas e consolidar a educação integral em dez mil escolas rurais e quilombolas.

Para dar conta do desafio, o governo também pensou no professor: o PRONACAMPO prevê oferecer formação continuada para 100 mil professores e lhes reservar 180 mil bolsas em cursos técnicos, em parceria com outro programa, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).


Da teoria à prática

“Se essa agricultura familiar se expandir, se contarmos com a sustentação de técnicos e de agricultores universitários, nós vamos mudar a feição desse país”, resumiu a presidenta Dilma Rousseff.

Este é um programa que não é de fácil de cumprir. Para que se torne realidade, já, de início, precisará romper com a inércia e com a burocracia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Ou seja, seu sucesso não dependerá apenas do Ministério da Educação. Também necessitará do apoio dos prefeitos e dos governadores.

Independente dos desafios a serem enfrentados, estamos falando de um avanço extraordinário no interior do país. Se o PRONACAMPO for concretizado, significa, realmente, como disse a presidenta, uma qualificação não apenas da Reforma Agrária, como da vida das crianças e jovens no campo brasileiro. De tão importante, o PRONACAMPO precisa sair do papel e, efetivamente, contar recursos no orçamento. Nosso governo está no rumo certo.




Um comentário:

  1. Parece que enquanto a Presidência tenta viabilizar educação no campo com R$ 1,8 bi por ano até 2014...
    O PMDB Partido do vice-presidente comanda aprovação de proposta que tira de Dilma poder para demarcar terras indígenas e outras áreas....
    Avanço de um lado, retrocesso do outro.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog