domingo, 18 de março de 2012

AGRICULTORES DA FAZENDA VALA DO RIO DO PEIXE EM SANTA CRUZ DE GOIÁS INTIMADOS A DEIXAR PROPRIEDADE

 Recebi este texto via Facebook, estou repassando conforme pedidos para denunciar e ajudar a divulgar a situação.
   Texto de Regina Lopes:

DINHEIRO E PODER ACIMA DA JUSTIÇA?

Foto do Sítio da Prefeitura de Caldas Novas
Os pequenos produtores rurais da Fazenda Vala do Rio do Peixe em Santa Cruz de Goiás, que foram intimados a deixarem suas propriedades no ultimo dia 9, puderam ter acesso ao processo e conversaram com o juiz encarregado do caso na capital goiana. 

O caso todo é muito confuso. O advogado que contrataram, Dr. Frederico Guay de Goiás de Goiânia que cobrou 1 salário mínimo por família (um total de 22) para legalizar a terra, foi negligente e não apresentou a defesa no prazo. Outra informação surpreendente é que nos autos do processo o advogado pedia indenização ao estado pelas terras dos produtores, que possuem escritura pública de posse. O novo advogado, Dr. Pedro Gomes de Pires do Rio, entrou com o pedido de embargo da imissão de posse para Roma Empreendimentos, e recorreu da sentença. Agora, cabe aguardar a decisão do juiz.

AOS RICOS TUDO É PERMITIDO?

Estranho também é o processo de imissão de posse do qual o Estado passa a Fazenda Vala do Rio do Peixe para Roma Empreendimentos. Consta que a empresa pediu um empréstimo para o Banco de Desenvolvimento de Goiás. O banco na ocasião liberou a metade do empréstimo para a construção de apartamentos em Caldas Novas para fins de locação. A empresa pediu então uma indenização por perdas anuais, já que o empréstimo não tinha sido liberado, ela deixou de construir e consequentemente deixou de ter lucros com o mesmo. O valor calculado chega a R$ 40 milhões.

O que mais me admira é como uma empresa como a Roma Empreendimentos, um dos maiores complexos turísticos de Caldas Novas, aceita e insiste em uma terra produtiva, com moradores que tiram sua renda das propriedades, do Estado. Ora, basta exigir outro modo de ressarcir seus prejuízos. Não podemos esquecer que vizinho dessa fazenda, existe outra fazenda com problemas. Trata-se da Fazenda Barra do Rio do Peixe que está em processo de desapropriação pelo INCRA, e que famílias estão acampadas há 2 anos á margem da GO 309 a espera da decisão judicial.


Para Entender Melhor Leia:

·  Ney Viturino recebe agricultores ameaçados em Santa Cruz de Goiás | Prefeitura Municipal de Caldas Novas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog