domingo, 21 de junho de 2015

FILME COLABORATIVO "UM GOLPE, 50 OLHARES"


Filme colaborativo mostra heranças deixadas pela ditadura.

26/05/2015 - 13h28 Ana Lúcia Caldas.


O filme colaborativo "Um Golpe, 50 Olhares" foi produzido pela ONG Criar Brasil e promovido pelo Ministério da Justiça, dentro do projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia do Governo Federal.
A ideia é mostrar como as pessoas que viveram naquela época, ou que ainda nem eram nascidas, entendem a ditadura militar. Quais foram as heranças e lembranças deixadas.

Amarilis Busch, diretora da Comissão de Anistia do governo federal fala do filme:
Sonora: "O objetivo era criar um filme que pudesse trazer diferentes perspectivas desse momento da história. Essa chamada pública, que selecionou, foi lançada em 2013 e o filme começou a ser realizado em 2014 sendo finalizado este ano. Qual era a ideia do filme? Era Construir esses relatos a partir de vídeos de produtores independentes no âmbito dos 50 anos do golpe militar no ano passado. Esse ano já tem 51 anos".

Foram 96 vídeos inscritos, de um minuto cada, vindos de todas as partes do país.
Sonora: "São vídeos de animação, ficção, documentário, formato experimental é uma mistura interessante com várias temáticas, várias perspectivas. A gente tentou contemplar a questão da representatividade das regiões. Então é um filme bastante dinâmico muito dinâmico, os filmes tem um minuto cada e são 50 vídeos exatamente".

Foram escolhidos 40 filmes para finalizar o material. Os outros 10 foram produzidos pelo próprio Criar Brasil. "




Um Golpe, 50 Olhares” está disponível na internet http://www.radiotube.org.br/video-23AHJfqL1ss   e vai ser exibido em TVs universitárias e comunitárias de todo o país.

Disponível também no YouTube no Canal Criar Brasil em: https://www.youtube.com/watch?v=XLg_3HUH2ys

O projeto é fomentado pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, através do Projeto Marcas da Memória, e organizado pela ONG CRIAR BRASIL – Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio.


TVs interessadas em receber o material em HD devem entrar em contato pelo email: 50olhares@criarbrasil.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário