quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

CALENDÁRIO DE LUTAS DA FRENTE BRASIL POPULAR!


CALENDÁRIO DE LUTAS DA FRENTE BRASIL POPULAR!


São Paulo, 23 de fevereiro de 2016

Circular 03_2016: Convocatória à Jornada de Mobilização Nacional

Estimados companheiros/as

1.Realizamos no dia de ontem uma reunião do COLETIVO NACIONAL das entidades/movimentos da Frente Brasil Popular. A reunião esteve muito representativa, com todos movimentos e mais representações dos coletivos estaduais de RS, SC, PR, SP, RJ, MG, GO, DF, PB, e PA.

2. Fizemos uma boa análise da conjuntura política nacional, a partir das contribuições da deputada Jandira Feghali e do ex-governador Tarso Genro, e intervenções de vários companheiros/as. Viu-se que a conjuntura está mais complexa, e que a direita continua na ofensiva, sobretudo no judiciário, no parlamento, e também influenciando no Governo Federal.

3. Há uma ofensiva, para tentar privatizar a Petrobras, as elétricas (em especial CELGO), as empresas estatais, além das propostas estapafúrdias da reforma da previdência, da lei antiterrorismo, etc. Que retiram avanços havidos com a constituição de 1988, seja em termos de soberania nacional como dos direitos dos trabalhadores e civis.

4. Diante dessa situação é mais do que urgente que possamos realizar nossa missão como Frente ampla dos movimentos e partidos de esquerda, construindo a unidade de ação, a defesa de um programa que discutimos na conferência de Belo Horizonte, a defesa dos direitos dos trabalhadores, e a mobilização de massas, como nossa forma prioritária de fazer política e pressionar.

5. Desde Janeiro estamos construindo com as demais frentes (Frente Povo sem Medo, Fórum 21, Fórum dos economistas) debates, pautas e propostas de mobilização conjuntas.

6. Acordamos que devemos colocar energias, nas próximas semanas para realizarmos uma grande jornada nacional de lutas, que abarcará várias atividades já programadas por diversos setores, e que todos estaremos mobilizados, a saber:
a) Dia 8 de Março: Mobilização do dia mundial das mulheres
b) De 15 a 17 de Março: mobilização nacional dos professores e educadores do ensino público, articulados pelos sindicatos estaduais e CNTE em todo pais. Com paralização nacional nesses dias.
c) Dia 31 de Março: MOBILIZAÇÃO NACIONAL EM BRASÍLIA e no maior número possível de cidades, conforme acordo com as demais frentes, em torno de nossa plataforma de lutas.
d) Dia 7 de Abril: Dia nacional de luta pela saúde, com os movimentos populares ocupando todas as secretarias municipais de saúde, em defesa do SUS e da PEC que restabelece 10% do orçamento para a saúde pública.
e) Na semana de 17 de abril: haverá muitas mobilizações no campo, em torno do dia internacional de luta camponesa e exigindo justiça, pelo massacre de Carajás ainda impune depois de 20 anos.
f) Dia 28 de Abril: Dia nacional da memória dos trabalhadores que morreram explorados no trabalho.
g) Dia 29 de Abril: Grande mobilização dos professores do Paraná, relembrando a jornada de lutas do ano passado e a repressão sofrida pelo Governo Richa.
h) De 28 a 30 de Abril: Tribunal internacional de julgamento dos crimes da VALE. Local a ser confirmado em Minas Gerais.
i) Dia 1 Maio: concentrações em todo pais pelo dia dos trabalhadores/as.

Como veem, teremos praticamente dois meses de intensas mobilizações para pautarmos nossa plataforma de interesse da classe trabalhadora.
Em anexo estamos enviando um MANIFESTO UNITÁRIO, conclamando as mobilizações do dia 31 de março, em Brasília e no maior número possível de cidades. E que também sintetiza o que queremos na atual conjuntura, para ser utilizado com nossas bases e com a sociedade em geral.
Diante disso, conclamamos a que cada militante de todos os movimentos populares do pais, e todos os coletivos da FRENTE BRASIL POPULAR, realizem reuniões, e debates de todas as formas possíveis, para que possamos realizar mobilizações massivas, em todo pais, nesse calendário proposto, e sobretudo dia 31 de março.

Recomendamos também, que cada espaço, discuta todas as formas de agitação e propaganda e de comunicação com a sociedade, para comunicarmos os nossos objetivos, nossa plataforma e as mudanças necessárias no pais.

Esperamos a participação ativa de todos. Esse é o momento de nos mobilizarmos se quisermos alterar a correlação de forças e a conjuntura política nacional.
VAMOS À LUTA COMPANHEIROS/AS!
Secretaria Operativa Frente Brasil Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário