quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

3ª Reunião – Comissão da Verdade no Paraná

Fórum Paranaense pelo Resgate da Memória, da Verdade e pela Justiça





Informação recebida via correio eletrônico, e discutido presencialmente na segunda reunião da Comissão da Verdade (PR).

Nesta reunião de 07 de fevereiro de 2012 foi, definida a data do ato de lançamento do movimento, que a princípio seria em 22 de março, mas que ficou na dependência de confirmação da UFPR. Em 08/02 foi obtida a resposta de que o auditório da UFPR só estaria livre em 12 de abril, quinta-feira, a partir das 19h30, no Auditório da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Também foi decidido que o evento passaria a se chamar  Fórum Paranaense pelo Resgate da Memória, da Verdade e pela Justiça.

O Fórum pretende ser um instrumento de debate e mobilização da sociedade paranaense na luta para investigar as violações dos direitos humanos ocorridas durante o regime militar (1964-85), bem como identificar os responsáveis e exigir que sejam punidos pelos crimes que cometeram.

Naquele período, milhares de paranaenses foram atingidos pela repressão: perseguições, demissões, exílio, torturas e assassinatos. É nosso dever impedir que eles sejam esquecidos, bem como trazer à luz os muitos casos ainda obscuros e que alguns pretendem esconder para sempre.

O Fórum estará em todos os momentos acompanhando os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, aprovada pelo Congresso Nacional e cujos integrantes a presidente Dilma Rousseff deve indicar em breve.

Informação recebida via correio eletrônico de R. E. Salomão em 08/02/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog