quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Comunista sofre ataque de skinheads em Curitiba


Um militante do PCdoB foi atacado na madrugada deste domingo (27), às 4h, por um grupo de neonazistas na Rua XV de Novembro, centro de Curitiba, armados com facas e canivetes. Segundo Toninho, que pediu para ser identificado apenas pelo primeiro nome, cerca de oito skinheads partiram para cima dele, munidos de facas e canivetes, por estar usando uma camiseta do partido.



Ele tinha acabado de sair da conferência estadual do partido, que ocorreu em um hotel na região central. Inicialmente, pensou que se tratava de um grupo de bêbados. Mas, depois, ao ouvir um xingamento de um deles, referindo-se ao partido de maneira ofensiva, percebeu que eram mais organizados.
“Primeiro eles começaram a me agredir verbalmente dizendo que ‘aqui é nacional-socialismo’ e que Marx já era. Achei que era apenas um grupo de bêbados, mas eles começaram a correr atrás de mim, armados com facas e canivetes”, lembrou Toninho, que conseguiu fugir do grupo correndo.
Segundo o militante, de quatro anos para cá tem acontecido mais ataques e ofensas a membros do PCdoB. Outro militante, do movimento hip-hip, chegou a ser espancado naquele local. Toninho alertou para o surgimento de grupos semelhantes, com tendências nazistas, em todo o país, que têm atacado minorias.
“Eu consegui me safar depois de correr muito. Mas, se não tivesse feito isso, sabe lá o que teria acontecido comigo. Eles me abordaram de maneira bastante ameaçadora”, afirmou o militante ao Vermelho.
Toninho registrou boletim de ocorrência e disse que seu advogado requisitará as imagens da Rua XV de Novembro. Além disso, pretende pedir providências à Secretaria de Estado da Segurança Pública.
Em seu Facebook, Toninho fez o seguinte relato sobre o fato:
“Um ALERTA: nesta madrugada, sofri uma tentativa de homicídio, em pleno calçadão da rua XV no centro de Curitiba. Fui atacado por um grupo de skinheads, neonazistas, que armados de facas e canivetes tentaram me matar por eu estar trajando camiseta do glorioso PCdoB. Consegui furar o cerco e correndo muito rápido consegui me safar de 7 ou 8 doentes mentais, perigosos à sociedade.
Você que é comunista, socialista, negro, cigano, judeu, homossexual ou deficiente, CUIDADO! Há nazistas soltos por aí, e conseguem ser mais violentos que a própria polícia.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário