quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

PCdoB-AM pede providências sobre mais uma execução no estado


O produtor rural Nardélio Delmiro Gomes, de 47, principal liderança do distrito do Santo Antônio do Matupi, localizado no KM-180 da rodovia Transamazônica, no sul do Amazonas, foi executado nesta quarta-feira (30), por volta das 13h, quando seguia a um restaurante para almoçar. O PCdoB-AM lamenta sua morte e exige providências das autoridades competentes, em nota reproduzida abaixo.


O PCdoB/AM vem a público lamentar o assassinato de mais um líder camponês do Amazonas neste ano. Nardélio Delmiro Gomes, assim como Adelino Ramos, o “Dinho”, morto em maio, eram dois importantes lutadores por dias melhores, ambos filiados ao PCdoB.
É inadmissível que aceitemos de forma pacífica toda essa violência imposta por aqueles que se acham no direito de tirar a vida de quem luta por seu povo e sua gente. Nardélio e Dinho serão sempre lembrados pela tentativa de melhorar a vida dura de quem mora na Amazônia e na floresta.
O Projeto de Assentamento Florestal Curuquetê, liderado por Dinho, e agora, o Distrito de Santo Antônio do Matupi, liderado por Nardélio, ficaram órfãos, mas suas ideias se perpetuarão.
Aos familiares de Nardélio nossos mais profundos sentimentos. E que as autoridades competentes passem a olhar com mais seriedade para fatos como esse que não cessam em pleno século 21.
Edilon Melo Queiroz
Presidente do PCdoB/AM

Suspeito está foragido
O principal suspeito da morte da liderança é Paulo Sérgio Teixeira Fidelis, que disparou três tiros contra a vítima. Gomes foi o articulador da reunião entre os representantes do distrito com o governador Omar Aziz, no dia 14, para buscar uma solução sobre os problemas fundiários do distrito, que na ocasião estava sendo alvo de uma grande operação de forças de segurança federal, entre eles o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de quem foi um dos principais colaboradores.
Nardélio Gomes era um dos mais atuantes defensores da transformação de Santo Antônio do Matupi em município, localizado na região de Manicoré (a 332,31 quilômetros de Manaus). Segundo o delegado de Humaitá, Rafael Almeida, testemunhas relataram que Paulo Sérgio estava processado Nardélio, sob a acusação de que um pagamento feito pelo produtor rural, sobre trabalho executado em parque para realizar rodeios em Matupi, teria sido abaixo do acertado. Há informações de que Paulo Sérgio perdeu o processo na Justiça.
Conforme o delegado, barreiras foram montadas em todas as saídas das rodovias para impedir a fuga de Paulo Sérgio. O corpo de Nardélio Delmiro Gomes já foi periciado e liberado. Embora seja natural do Paraná, o comerciante já morava na região Norte desde os anos 80. A família decidiu que ele será enterrado em Matupi.

Matupi
O distrito de Santo Antônio do Matupi, conhecido como "180", surgiu com um assentamento de reforma agrária, em 1994, mas que foi abandonado pelos colonos. Hoje, sua principal população é formada por migrantes do sul do país e de Rondônia.

Fonte Vermelho 30 de Novembro de 2011 - 19h07

Poderá ler também em:



Nenhum comentário:

Postar um comentário