sexta-feira, 11 de maio de 2012

ADELINO RAMOS UM CAMARADA DE VALOR



HOMENAGEM AO LÍDER DO MOVIMENTO CAMPONÊS CORUMBIARA ADELINO RAMOS (Popular Dinho)

O Camarada Adelino Ramos sempre esteve ligado nas lutas em defesa da justiça, dos movimentos sociais, do meio ambiente e da Reforma Agrária. Por suas preocupações por verdadeiras reformas sociais, resolve entrar para a Secretaria Agrária de Rondônia da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), filia-se ao PCdoB lançando-se candidato a vereador em 2008, pelo Município de Candeias do Jamari pela coligação Desperta Candeias (PCdoB / PDT / PT).

Dinho como também era conhecido o Camarada Adelino Ramos, nasce no Município de São João, no Estado do Paraná em 24/07/1954, filho de Manoel Ramos, e Carmelinda Ramos, ambos do Rio Grande do Sul.

Pelas dificuldades que enfrenta em 1981 resolver ir para Rondônia em busca de um pedaço de terra para trabalhar e dar sustento a sua família, não conformado com as injustiças ocorridas com os trabalhadores rurais acaba se tornando um Grande Líder dos Movimentos Agrários.

Por questões de luta pela terra e em sua defesa pela Reforma Agrária acaba sendo um dos líderes do assentamento na Fazenda Santa Elina, quando em agosto de 1995 ocorre nesta fazenda um verdadeiro massacre a trabalhadores e trabalhadoras sem terras, episódio este que ficou conhecido como o “Massacre de Corumbiara”.

Em 22 de fevereiro de 1996 torna-se Líder do Movimento Camponês Corumbiara MCC - movimento este que fundou junto com seu filho Claudemir Gilberto Ramos, além de outros sobreviventes do massacre de Corumbiara para darem continuidade à luta dos camponeses sem terra na região de Rondônia e Amazonas.

Também em Corumbiara o Camarada Dinho ajuda algumas organizações indígenas de Rondônia a descobrirem índios em fazendas da região, os que foram trazidos para cidades, além dos que foram massacrados e mortos por fazendeiros de Corumbiara.

Até que em uma manhã de sexta-feira em Vista Alegre do Abunã, um distrito de Porto Velho, em Rondônia. Segundo informações da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Dinho, foi alvejado por um motociclista quando estava em seu carro, vendendo verduras na companhia da esposa e de duas filhas de 6 e 4 anos, aos 56 anos em 27 de maio de 2011 é cruelmente assassinado.

Porém antes de morrer o Camarada Dinho deixou um total de 15 mil famílias de sem terras assentadas em todo o Estado como nos Municípios de: Corumbiara; Espigão do Oeste; Pimenta Bueno; Vilhena; Theobrama; Assentamento Palmares; Assentamento Primavera; Assentamento Lagoa Nova, além de outros assentamentos nas redondezas. Próximo da região onde foi assassinado nos assentamentos: do Vale do Jamari; Colina Verde, Anari, Candeias, Ariquemes, Jaguará Mirim, Porto Velho. Um pouco antes de seu assassinato era líder do Projeto de Assentamento Florestal Curuquetê, localizado no município de Lábrea (a 701,62 quilômetros de Manaus).

Adelino Ramos entrou nos movimentos sociais lutando pela terra: defendo os trabalhadores rurais sem terra, o meio ambiente, a floresta de ser devastada pelos madeireiros e os fazendeiros de Rondônia; e foi essas lutas que o levaram a morte. Defendeu verdadeiramente o meio ambiente e a floresta de ser devastada fazendo o papel que deveria ser realizado pelo Estado.

Adelino Ramos? Presente!!! A luta é contínua sempre! Viva a Reforma Agraria!!!

Baseado nos Textos:



Poderá ler também:



Nenhum comentário:

Postar um comentário