domingo, 20 de março de 2011

20 DE MARÇO EM SOLIDARIEDADE AOS POVOS

20 de março EM SOLIDARIEDADE AOS POVOS EM LUTA E CONTRA AS INTERVENÇÕES ESTRANGEIRAS

SIM À LUTA DOS POVOS! NÃO À INTERVENÇÃO GOLPISTA!

Em 20 de março houve uma pequena manifestação na feirinha do Largo da Ordem em Curitiba-Paraná, onde se encontraram membros da CEBRAPAZ-PR que divulgaram por meio de panfletos e bexigas o que está ocorrendo principalmente no Oriente Médio. Também contaram com o apoio da FEPAL e IBEI, além de uma representante da UBM.

A manifestação e a data de 20 de março estavam direcionadas ao que foi decidido no Fórum Social Mundial em Dakar, Senegal, 6 a 11 de Fevereiro de 2011.

Sendo ela:

A assembleia de movimentos sociais convoca as forças populares de todos os países a desenvolver grandes ações de mobilização, coordenadas a nível mundial.

20 de março – Inspirados nas lutas dos povos da Tunísia e Egito, este dia será chamado como um dia mundial de solidariedade com a luta do povo árabe e africano, a resistência do povo palestino e Saharaui, as mobilizações europeias, asiáticas e africanas contra a dívida e em apoio aos processos de mudança que se constroem na América Latina.

Abaixo a transcrição do conteúdo do panfleto que foi distribuído:

A solidariedade não tem fronteiras. Hoje mais do que nunca, a opinião pública mundial é fundamental para se evitar guerras, genocídios, abusos de poder, destruição ambiental e tantas outras violências que, infelizmente, infestam o mundo.

Por isso, hoje nos manifestamos a favor da mobilização massiva, popular e pacífica em países do norte da África e Oriente Médio, como Tunísia, Egito, Bahrein, Arábia Saudita, Iêmen, entre outros, que exige profundas mudanças nos regimes políticos ditatoriais, caracterizados por monarquias absolutistas despóticas, as quais se mantêm sob as formas mais cruéis de violência contra a sua população.

Também devemos denunciar o papel que vem desempenhando a ONU e as principais potências econômicas do globo em todos esses episódios. Devemos denunciar que tais regimes despóticos se mantem também à custa do apoio dessas potências, recebendo ajudas econômicas e militares e, ainda, contando com a omissão a respeito de todas as violências que ocorrem.

Devemos denunciar também a orquestração midiática e militar contra a Líbia, alavancada pelos interesses econômicos dessas mesmas potências, que estão a infestar o mundo com informações distorcidas, apoiando um golpe armado para promover nesse país o mesmo tipo de ocupação que ocorreu no Iraque.

Aproveitamos esse dia também para lembrar os milhares de civis mortos em bombardeios indiscriminados no Afeganistão, no Iraque e em Gaza.

Também nos solidarizamos hoje com a população palestina, vítima de violências inimagináveis e inaceitáveis por parte do regime racista representado pelo Estado de Israel.

Denunciamos mais uma vez o embargo econômico e a perseguição midiática contra Cuba, que prejudicam profundamente a população desse país, com a finalidade de impedir o florescimento da experiência socialista, caminho escolhido soberanamente pela população, por parte dos EUA-OBAMA.

Manifestamos por um mundo sem guerras, sem exploração e sem violência. Manifestamos por um mundo fraterno, harmônico e justo.


CEBRAPAZ-PR, FEPAL, IBEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário