CRABASTOS @
terça-feira, 29 de março de 2011
29 DE MARÇO 318 ANOS DE EXCLUSÃO SOCIAL – DIA DE LUTA!
CRABASTOS @
quinta-feira, 24 de março de 2011
Direito de todos!!!
CRABASTOS @
terça-feira, 22 de março de 2011
Caminho para Gantanamo - Camino a Guantanamo
Se não conseguir assistir no Blogger confira em: http://video.google.com/videoplay?docid=-6570043033771875029&hl=pt-BR#
domingo, 20 de março de 2011
20 DE MARÇO EM SOLIDARIEDADE AOS POVOS
20 de março EM SOLIDARIEDADE AOS POVOS EM LUTA E CONTRA AS INTERVENÇÕES ESTRANGEIRAS
SIM À LUTA DOS POVOS! NÃO À INTERVENÇÃO GOLPISTA!
Em 20 de março houve uma pequena manifestação na feirinha do Largo da Ordem em Curitiba-Paraná, onde se encontraram membros da CEBRAPAZ-PR que divulgaram por meio de panfletos e bexigas o que está ocorrendo principalmente no Oriente Médio. Também contaram com o apoio da FEPAL e IBEI, além de uma representante da UBM.
A manifestação e a data de 20 de março estavam direcionadas ao que foi decidido no Fórum Social Mundial em Dakar, Senegal, 6 a 11 de Fevereiro de 2011.
Sendo ela:
A assembleia de movimentos sociais convoca as forças populares de todos os países a desenvolver grandes ações de mobilização, coordenadas a nível mundial.
20 de março – Inspirados nas lutas dos povos da Tunísia e Egito, este dia será chamado como um dia mundial de solidariedade com a luta do povo árabe e africano, a resistência do povo palestino e Saharaui, as mobilizações europeias, asiáticas e africanas contra a dívida e em apoio aos processos de mudança que se constroem na América Latina.
Abaixo a transcrição do conteúdo do panfleto que foi distribuído:
A solidariedade não tem fronteiras. Hoje mais do que nunca, a opinião pública mundial é fundamental para se evitar guerras, genocídios, abusos de poder, destruição ambiental e tantas outras violências que, infelizmente, infestam o mundo.
Por isso, hoje nos manifestamos a favor da mobilização massiva, popular e pacífica em países do norte da África e Oriente Médio, como Tunísia, Egito, Bahrein, Arábia Saudita, Iêmen, entre outros, que exige profundas mudanças nos regimes políticos ditatoriais, caracterizados por monarquias absolutistas despóticas, as quais se mantêm sob as formas mais cruéis de violência contra a sua população.
Também devemos denunciar o papel que vem desempenhando a ONU e as principais potências econômicas do globo em todos esses episódios. Devemos denunciar que tais regimes despóticos se mantem também à custa do apoio dessas potências, recebendo ajudas econômicas e militares e, ainda, contando com a omissão a respeito de todas as violências que ocorrem.
Devemos denunciar também a orquestração midiática e militar contra a Líbia, alavancada pelos interesses econômicos dessas mesmas potências, que estão a infestar o mundo com informações distorcidas, apoiando um golpe armado para promover nesse país o mesmo tipo de ocupação que ocorreu no Iraque.
Aproveitamos esse dia também para lembrar os milhares de civis mortos em bombardeios indiscriminados no Afeganistão, no Iraque e em Gaza.
Também nos solidarizamos hoje com a população palestina, vítima de violências inimagináveis e inaceitáveis por parte do regime racista representado pelo Estado de Israel.
Denunciamos mais uma vez o embargo econômico e a perseguição midiática contra Cuba, que prejudicam profundamente a população desse país, com a finalidade de impedir o florescimento da experiência socialista, caminho escolhido soberanamente pela população, por parte dos EUA-OBAMA.
Manifestamos por um mundo sem guerras, sem exploração e sem violência. Manifestamos por um mundo fraterno, harmônico e justo.
CEBRAPAZ-PR, FEPAL, IBEI
KHADAFI TEM PROJETO!
KHADAFI TEM PROJETO!
por Clovis Pacheco
Esta é a segunda postagem que faço, no Blogger, sobre Khadafi, também escrito por Clovis Pacheco que mora em São Paulo Capital.
Escolhi não só este texto como também o anterior por considerar Clovis como um profundo conhecedor do assunto. Pois ele além de jornalista por profissão é Professor de História e Ciências Sociais por formação.
As informações trazidas a este texto veem dos tempos em que era jornalista de noticiário internacional e de tradutor da Agence France Presse, além de depoimentos de parentes idosos, sendo que em suas origens teve um trisavô paterno beduíno islâmico sunita de Homs, na Síria, e a sua trisavó, cristã ortodoxa do rito antioquino.
Há uma diferença entre Khadafi e os governantes árabes defenestrados do Egito, Hosni Mubarak, e da Tunísia, Zine El Abidine Ben Ali, assim como com relação aos governantes contra quem vêm surgindo protestos que ainda não resultaram, como os casos do Bahrein, Jordânia e Arábia Saudita.
Quanto ao Khadafi, ele tem a seu favor o fato de possuir um programa, e não precisamos aceitar suas teses, para reconhecer que ele tem um projeto para a Líbia. E em grande parte o realizou, como expulsar as companhias petrolíferas, que sugavam o país, após derrubar o rei Idriss, que era senussita, membro de uma confraria das mais conservadoras e retrógradas, tanto que ninguém o defendeu, quando de sua derrubada. Khadafi criou o exército, tornando-o nacional, pois até então, não era mais que uma guarda pretoriana do rei. Elevou o padrão de vida, de modo que a Líbia passou dos 2 milhões de habitantes em 1970, o censo do tempo da derrubada do rei, para os atuais 7 milhões, pelo recuo da mortalidade infantil, hoje menor que 18 por mil crianças.
Desafiou os Estados Unidos, coisa que sempre pega muito bem em todo o Oriente árabe, com exceção da Arábia Saudita, e mesmo o povo saudita não gosta de gringos, só o rei e sua turma.
Daí ele haver conservado a lealdade da maioria dos militares, e de boa parte da população civil, e haver se sustentado até agora. Não deixa de ter legitimidade, em termos islâmicos.
sexta-feira, 18 de março de 2011
A LEGITIMIDADE DE KHADAFI
O texto abaixo foi totalmente escrito por Clóvis Pacheco, em suas palavras:
domingo, 13 de março de 2011
Pensem !!!
“Assim como um vírus a sociedade se descaracteriza ao passar dos tempos, na medida em que a comodidade vira produto, a cultura se transveste em cartas dadas, como uma alienação...”
Estamos na cultura da mídia imposta pela mídia, na cultura do “reality show”, das novelas sem conteúdo, dos telejornais que manipulam informações, da democracia que nada tem a ver com o: “do povo; para o povo; e pelo povo”; e sim: “da mídia; para a mídia; e pela mídia”.
Amigos companheiros e camaradas! Será que além da mídia dominante, podemos realmente confiar nestas Redes sociais, nos provedores da maioria dos seus Bloggers, ou em seus correios eletrônicos?
Até que ponto a internet é uma “rede sem fronteiras”? Acham que realmente podemos expor todas nossas idéias, principalmente se elas forem contra os sistemas vigentes? Podemos criticar todas as mazelas do capitalismo e o imperialismo Estadunidense? Aonde estas redes têm suas principais sedes?
Vejam por exemplo o currículo de Bill Gates e Steve Jobs, não são eles os signatários do mais puro e inescrupuloso ideal do capitalismo.
Poderiam até pensar que isto seria mais uma das diversas teorias da conspiração que percorrem a internet... mas estou falando embasado em fatos ocorridos recentemente na rede.
Em fevereiro de 2011 a polícia britânica utiliza-se das redes sociais para rastrear manifestantes que faziam passeatas contra o governo.
Na quarta-feira 13 de Janeiro de 2011, o Canal Cubadebate do YouTube, de propriedade da Google, recebeu notificação do Centro Técnico, informando que fechou a conta na rede devido a uma queixa por violação de direitos autorais, referindo-se especificamente a um vídeo editado a partir de um amplo material muito divulgado na net que tinha sido replicado em vários locais, sem autoria.
Na noite de 02 de dezembro 2010, desapareceu o perfil do Fiesta PCE (Partido Comunista da Espanha) no Facebook . Não houve aviso prévio nem qualquer explicação adicional, quando tentaram acessar apareceu uma mensagem que o perfil foi desativado. O Facebook colocou de forma unilateral, dando um ponto final em mais de um ano de trabalho que divulgava informações do festival de PCE entre todos os seus colaboradores.