quinta-feira, 5 de abril de 2012

LANÇAMENTO DO FÓRUM PARANAENSE DE RESGATE DA MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA EM 12 DE ABRIL




Com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, ficou decidido que em 12 de abril de 2012 às 19h30, no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, ocorrerá o ato de lançamento do Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça. Este  movimento tem como objetivo respaldar os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, promovendo a mobilização da sociedade e ajudando na investigação dos crimes contra os direitos humanos ocorridos no Paraná, durante o período da Ditadura.


O Fórum terá a finalidade de respaldar e acompanhar os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, que terá um prazo de dois anos para apresentar um relatório sobre as violações de direitos humanos ocorridas no país durante o período da ditadura e será composta por sete membros, nomeados pela Presidência da República.


A primeira reunião para definir o lançamento do ato ocorreu em 17 de janeiro de 2012, na sede da CUT/PR, dando início ao movimento, cuja criação nacional foi sancionada em novembro passado pela presidente Dilma Rousseff. Nesta primeira reunião estiveram presentes representantes da CUT/PR, APP-Sindicato, UFPR, UPE, UPES, UJS, Juventude do PT, CEBRAPAZ-PR, INFCAR, além do PCdoB, PT e do deputado federal João Arruda do PMDB-PR.


Além das entidades ligadas à luta pelos direitos humanos, citadas acima, estarão presentes no ato do dia 12, a Universidade Federal do Paraná, a Secretaria de Estado da Justiça, o Ministério Público do Paraná, OAB-Paraná, sindicatos, MST, partidos políticos, e movimentos estudantis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog