terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Por que a mídia não se autoavalia? - Observatório de Imprensa.

Saiu no sítio do Observatório de Imprensa uma análise crítica do comportamento da mídia, isto vale não só para o Brasil como para os demais países...

BALANÇO 2010
Por que a mídia não se autoavalia?

Por Venício A. de Lima em 28/12/2010


Final de ano é tempo de balanços e previsões. Pessoais e institucionais. É momento de parar e refletir sobre o que se fez, identificar erros e acertos, corrigir o que pode ser melhorado, reavaliar caminhos e objetivos, planejar o futuro.

A grande mídia faz avaliações públicas e previsões de e para tudo: de todos os setores do governo, da iniciativa privada, das ONGs, da política, de todas as artes, esportes, religiões, do clima, das tendências... Por óbvio, a grande mídia faz avaliações e previsões internas, como em todas as empresas privadas comerciais que precisam dar conta a acionistas de metas e resultados.

O que a grande mídia não faz são avaliações públicas de si mesma, de seu próprio desempenho, de sua parcialidade, de seus preconceitos, de suas tendências, de suas omissões, de suas escolhas, de seu papel na democracia. O que a grande mídia omite é a avaliação de si mesma como um serviço que, apesar de explorado pela iniciativa privada, não perde sua natureza de serviço público.
Leia a reportagem na integra acessando o endereço a abaixo, ou clicando no título sublinhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog