terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ex-aluna de Monica Serra escreverá livro sobre aborto e eleições - Portal Vermelho

Leia a notícia no Portal Vermelho.
Ex-aluna de Monica Serra escreverá livro sobre aborto e eleições - Portal Vermelho

Um político na lata do lixo da história

Tirado de: http://www.diretodaredacao.com/noticia/um-politico-na-lata-do-lixo-da-historia
Publicado originalmente em 23/01/2011 - republicado via Contr C + Contr V assim como o filho de um ex-prefeito (Governador) fez sua monografia...

Um político na lata do lixo da história

As mais recentes revelações do site WikiLeaks mostram uma faceta do ex-senador Heráclito Fortes (foto) que muitos já imaginavam existir. O ex-senador prefere negar, como outros indicados pela WikiLeaks o fizeram. Heráclito não tem coragem de admitir ter sugerido ao então embaixador estadunidense Clifford Sobel que o governo dos Estados Unidos estimulasse a produção de armas no Brasil para conter supostas ameaças de Venezuela, Irã e Rússia, como revelou o site WikiLeaks.
O povo do Piauí julgou este senhor nas urnas, impedindo que ele tivesse mais oito anos de mandato no Senado. Na verdade, o Piauí livrou-se de um político pernicioso aos interesses nacionais. Quando Heráclito Fortes tinha mandato, os meios de comunicação de mercado lhe proporcionavam grandes espaços, sobretudo ao criticar pontos positivos da política externa do governo Lula e o próprio Presidente da República. Portanto, o Brasil consciente agradece ao povo do Piauí por mandar este Heráclito Fortes para o lixo, de onde se espera nunca mais saia.
Tem políticos do Demo e do PSDB que continuam por aí seguindo a mesma linha de Fortes. As revelações do site WikiLeaks mostram também como são promíscuas as relações de alguns políticos brasileiros com diplomatas estadunidenses.
A patota do Heráclito Fortes e adjacências não vai gostar nada da informação segundo a qual o governo da Venezuela anunciou ter ampliado suas reservas petrolíferas para 297 bilhões de barris. Se o fato for mesmo confirmado pela OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), a República Bolivariana da Venezuela se transformará no país com a maior reserva de petróleo do mundo, maior até do que a Arábia Saudita, aliadíssima dos Estados Unidos.
Falando em mundo árabe, a Tunísia está dando um exemplo de como é fundamental a mobilização popular. O povo nas ruas tirou um ditador corrupto, Zine El Abidine Ben Ali, que fugiu exatamente para a Arábia Saudita, levando ouro e tudo mais para viver nababescamente.
Na área de imprensa, os jornalistas tunisinos estão fazendo uma revolução que deve servir de exemplo em muitas partes do mundo. Segundo o Le Monde, ao levarem a cabo a “Revolução do Jasmim”, os jornalistas estão assenhoreando-se da linha editorial nas redações, sem, por enquanto, exigir a saída de sua direção. Formam comitês de redação nos meios de comunicação do Estado, nos jornais privados vinculados ao antigo regime e até naqueles do ex-partido no poder, a União Constitucional Democrática, cuja dissolução as massas populares estão a exigir nas ruas. «Somos nós que vamos decidir doravante a linha editorial», garantiu o jornalista Faouzia Mezzi. O jornalista Taukif Ben Brik, ferrenho opositor do regime de Ben Ali, será candidato na eleição presidencial que deverá ocorrer dentro de seis meses.
Os donos do poder na Tunísia querem trocar o seis pelo meia dúzia, ou seja, que permaneça no poder o esquema anterior, apenas com a saída de Ben Ali. O povo e os jornalistas não aceitaram o jogo e almejam um novo país, sem esquemas corruptos e ditatoriais, do tipo que se subordina sem pestanejar aos ditames do mercado financeiro. O povo percebeu a manobra e segue nas ruas exigindo virar a página em definitivo.
Por aqui seguimos sob o impacto da tragédia na região serrana. Um esclarecimento, o que houve na região serrana não foi o evento natural com o maior número de mortos. O maior até agora ocorreu em 1967 na Serra das Araras, quando a encosta desabou matando entre 1.500 e 1700 pessoas, cujos corpos ficaram lá mesmo e não foram encontrados. Como naquele ano o país vivia em plena ditadura, muitas informações foram omitidas, mas não dá para esquecer o fato, como fizeram os jornalões e telejornalões de hoje.
E, para finalizar, vale assinalar que o município de São Lourenço segue sob a influência nefasta da Nestlé, que vem utilizando os poços de água mineral daquela cidade para fabricar água marca PureLife. Diversas organizações da cidade vêm combatendo a prática, por muitas razões.
Segundo informa a jornalista Carla Klein, para fabricar a PureLife, a Nestlé, sem estudos sérios de riscos à saúde, desmineraliza a água e acrescenta sais minerais de sua patente. E a desmineralização de água é proibida pela Constituição. Cientistas europeus afirmam que nesse processo a Nestlé desestabiliza a água e acrescenta sais minerais em larga escala as águas minerais naturais, o que pode ter reflexos em outras cidades vizinhas.
Tem mais: como na Europa a campanha contra a Nestlé se intensificou e conta com apoio de Igrejas que denunciam o que acontece em São Lourenço, o próprio presidente da empresa tinha cedido às pressões e prometeu o fim dos trabalhos na cidade mineira. Aí sabem o que fez o governo tucano de Aécio Neves logo após a promessa do chefão da Nestlé? Baixou portaria regulamentando a atividade da empresa em São Lourenço. Ou seja, permitiu que a empresa multinacional continuasse a fazer o que sempre fez na corrida pelo lucro em detrimento da população. E tudo isso acontece sob o silêncio da mídia de mercado, que tem a Nestlé como grande ($$$$) aliada.

Fonte Portal Direto da Redação em: http://www.diretodaredacao.com/ link da notícia: http://www.diretodaredacao.com/noticia/um-politico-na-lata-do-lixo-da-historia

sábado, 22 de janeiro de 2011

22 DE JANEIRO 2011 89 ANOS DE LEONEL BRIZOLA

LEONEL DE MOURA BRIZOLA

Em 22 de Janeiro de 1922, nasce no vilarejo de Cruzinha, hoje interior de Carazinho, então pertencente ao município de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, um dos políticos mais controversos da história deste país Leonel de Moura Brizola e se ainda estivesse vivo completaria, nesta data 89 anos.

Filho de camponeses migrados de Sorocaba. Batizado como Itagiba de Moura Brizola, cedo adotou o nome de um líder maragato da Revolução de 1923, Leonel Rocha. Casou com Neusa Goulart, irmã do ex-presidente João Goulart, com ela teve 3 filhos: Neusa, José Vicente e Otávio. Por isto exerceu uma considerável influência política durante o mandato de seu cunhado.

Ingressou na política partidária no antigo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), tendo assumido sua primeira candidatura a cargo eletivo por recomendação pessoal de Getúlio Vargas – seu padrinho de casamento. Neste período entre as décadas de 50 e 60 o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), não era voltado para as elites tradicionais mas para o mundo do trabalho, adotando uma linha sindicalista preocupada com as reformas estruturais e a questão agrária.

Foi prefeito de Porto Alegre, deputado estadual e governador do Rio Grande do Sul, deputado federal pelo Rio Grande do Sul e pelo extinto estado da Guanabara, e duas vezes governador do Rio de Janeiro, sendo o o único político eleito pelo povo que governou dois estados diferentes. Exerceu também a presidência de honra da Internacional Socialista. Por duas vezes foi candidato a presidente do Brasil pelo PDT, partido que fundou em 1980, não conseguindo se eleger.

Sua influência política no Brasil durou aproximadamente cinquenta anos, inclusive enquanto exilado pelo Golpe de 1964, contra o qual foi um dos líderes da resistência.

Morreu aos 82 anos de idade, no estado Rio de Janeiro no dia 21 de junho de 2004 vitimado por problemas cardíacos.

sábado, 8 de janeiro de 2011

TROVA DE ALCIDES COUTINHO

“ALERTA POVO”

I

ALERTA POVO!
ACORDA GENTE!
A OPRESSÃO JÁ POS O POVO DORMENTE!

II

VEJA O CAPITALISMO
INVADINDO O NOSSO CHÃO.
EXPULSANDO OS LAVRADORES
MATANDO OS NOSSOS IRMÃOS!

III

OLHA OS NOSSOS CAMPOS VERDES
QUE DE LUTO ESTÁ VESTINDO.
PORQUE O POVO DA ROÇA
PRA CIDADES ESTÃO SUMINDO.

IV

E QUANDO EXIGE SEUS DIREITOS
SÃO REPREENDIDOS E ENTRA AREIA.
É XINGADO DE ATREVIDO
SE BRINCAR VÃO PRA CADEIA!

V

OLHA O BOI ESTA AI
TOMANDO NOSSO LUGAR.
E NOSSO POVO SEM MORADA
E SEM TERRA PRA PLANTAR!

VI

SINDICATO É NOSSO ORGÃO
É PRECISO MELHORAR.
POIS ESTA CHEIO DE PELEGOS
QUERENDO DOMINAR!

VII

EM CATEGORIAS
DIVIDIRAM OS OPERÁRIOS.
ELES GANHAM MUITO POUCO
É MUITO BAIXO SEUS SALÁRIOS.

VIII

TODO TRABALHO NO MUNDO
É FEITO POR NOSSAS MÃOS.
MAS SÓ QUEM ESTÁ SE BENEFICIANDO
É O GRANDE TUBARÃO.

IX

OPERÁRIOS E LAVRADORES
VAMOS TODOS DAR AS MÃOS.
NÓS PRECISAMOS IR JUNTOS
E SER BEM FORTES NA UNIÃO.

Autor: ALCIDES COUTINHO
Trovador Sertanejo
São Jorge do Patrocínio – PR.
25 de julho de 1991


ALCIDES COUTINHO, ex-guerrilheiro que tonou-se Trovador Sertanejo, não consegui descobrir se ainda está vivo ou não, mas se assim for fará em 2011 - 97anos, já que em 1997 conforme o recorte de jornal na época tinha 83 anos.
Se alguém mais tiver informações sobre ele pode postar nos comentários, afinal ele também fez parte da história deste país.

ALCIDES COUTINHO em sua residência em São Jorge do Patrocínio – PR.


quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

OPORTUNISMO

O que estou escrevendo aqui neste Blogger, está baseado em uma conversa e resposta, que tive via correio eletrônico...

Início da conversa que enviei não só ao Prof. K. como a outras pessoas mais... assim como estou fazendo agora...

É a vingança de Edir Macedo!!!
A Globo perder o poder e repassar a Record, o que será pior?
Ter uma mídia representante da pior elite da direita (golpista), ou ter outra representante da Igreja Universal?
O Brasil precisa investir mais em uma TV pública e rever os contratos de concessão das TVs privadas.

E ele respondeu: Você já fez o levantamento das "Igreja$ Evangélica$" em Curitiba?
Se quiser ver o que ele respondeu, veja logo abaixo do que eu vou expor:

O Problema não é só este; meus caros amigos, companheiros e camaradas:
Já no início do Governo Lula o nosso (o dele) ex vice José de Alencar, apesar de Católico, nunca explicou direito as suas relações com a Igreja Universal, e “afiando a conserva” (Parafraseando Paulo Henrique Amorim), a Record cresceu mais nestes oito anos do que Bambu em início de germinação... até aí tudo bem... (+ou-)...
E o Sarney, e o Delfin, e o Collor e o Temer e o etc. e tal. Sem contar a lei do código Florestal* que Aldo Rabelo (PCdoB) fez de comum acordo com os ruralistas (UDR). Só falta agora alguns lideres do PCdoB querer mudar a Sigla do Partido para “PPSdoB (em azul mesmo só que um pouquinho mais escuro)”.
* Parece que a esquerda da Europa está muito mais preocupada com o meio ambiente do que a esquerda “tupiniquim”.

E mais notícias como esta, logo abaixo, e outras tantas semelhantes...

Dirigentes do PMDB e... decidiram se unir para cobrar da presidente Dilma Rousseff o que, afirmam, lhes é devido na condição de "sócios da vitória": a montagem de um protocolo de divisão mais igualitária do poder... definem os rumos políticos e as medidas do governo. A decisão foi tomada em jantar... da cúpula do PMDB na casa da governadora Roseana Sarney (MA) em Brasília. (***Roseana deve pensar, assim se a população do Maranhão não tiver pão que como bolo!!!).
Orientado ... Nelson Jobim, que abriu o debate durante o jantar, sobre o tamanho da representação do partido...
Estavam no jantar, além de Jobim e do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP), o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), todos os ministros peemedebistas e parlamentares da sigla...

Se quiserem ler a notícia na integra entre no sítio abaixo
:

Mas só leiam a notícia após continuarem a ler (neste Blogger) o mais importante abaixo....

Consultando o Dicionário Político – Maxista Interne Archiv, tive uma reposta que caiu como uma luva ao que estou explanando...

OPORTUNISMO

Tirado do Dicionário Político – Maxista Interne Archiv em: http://www.marxists.org/portugues/dicionario/verbetes/o/oportunismo.htm

Oportunismo é a política de conciliação de classes, de cooperação do proletariado com a burguesia. Por sua natureza social o Oportunismo é uma manifestação da ideologia e da política pequeno-burguesas. O Oportunismo de direita é um conjunto de opiniões teóricas e orientações táticas que se baseiam na submissão ao movimento operário espontâneo, na idéia "reformista" da transição gradual do capitalismo em socialismo e na renúncia à revolução socialista e à conquista do poder pela classe operária. Reflete os estados de ânimos da cúpula aburguesada da classe trabalhadora, a aristocracia operária, e os setores médios da sociedade capitalista e é típico dos partidos socialistas de direita.
No movimento comunista, o Oportunismo de direita se manifesta em alguns períodos como "revisionismo de direita".
O "Oportunismo de Esquerda" é uma mescla de proposições ultra-revolucionárias e aventureiras que se apóiam nas idéias voluntaristas sobre a onipotência da "violência revolucionária". Reflete as vacilações no ânimo social dos pequenos proprietários que se arruínam e dos elementos incapazes de sustentar uma luta de classes firme e organizada. Não leva em conta as etapas de desenvolvimento social e empurra o movimento operário no caminho de aventuras políticas e sacrifícios sem sentido.
O Oportunismo de esquerda e de direita, apesar de toda a sua diferença e aparente contradição, estão unidos pela hostilidade ao marxismo-leninismo.

Fonte: Breve Diccionário Político - Editorial Progreso – Moscu

Resposta do Prof. K., no início da conversa:

Você já fez o levantamento das "Igreja$ Evangélica$" em Curitiba?
Só do terminal do Hauer para o Carmo eram 6, nosso Mate Leão (no Rebouças) deixou de ser LEÃO, os "herdeiro$" venderam para a Coca a coca vendeu para a Igreja Universal. O Cine Plaza (é o Plaza não é?) da Osório que era da ASPP virou IGREJA Evangélica.
O começo de 2010 enfrentamos um caterva de jovens evangélicos na Câmara Municipal que esbravejavam contra a aprovação da Associação Parada Paranaense da Diversidade (APPD) ser de UTILIDADADE PÚBLICA (nunca havia sido negado a uma entidade esta condição).
Hoje eles colocam mais pessoas em qualquer manifestação e entraram nas mais perigosas prisões do país.
Tem um livro que não vi mais que se chama "A invasão que vem do Norte", falava da invasão de igrejas pentecostais na América Latina e Caribe, vindas dos EUA.
Aguente camarada. (Final resp. Prof. K.)

Pela revisão dos contratos de privatizações (VALE - TELES – RFFSA - entre outras), por uma verdadeira reforma agrária e não só aquela do papel - por uma educação e um sistema público de saúde gratuito e de qualidade. Pela liderança do Brasil nos países do Cone Sul (e não só da América Latina). Por uma cadeira permanente do Brasil no Conselho de Segurança da ONU. Podemos mais, muito mais e vamos conseguir...

Foto onde indica que o PCdoB, na militância ainda é um partido de muitas lutas!!!

Abraços e Saudações Vermelhas, Amigos, Companheiros e Camaradas!!!
Claudio Roberto Angelotti Bastos
CRABASTOS









quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

OS DIAS DA COMUNA (Bertold Brecht)




"Dias de Comuna" foi um movimento revolucionário ocorrido em Paris, entre 18 de Março e 28 de Maio de 1871, que procurou impor um governo que pretendia a abolição da propriedade privada, mas que acabou por ser aniquilado pelas tropas fiéis a Thiers. Se este movimento estivesse atingido o seu intento, certamente a história da Europa e do Mundo seriam bem diferentes e em 2011 estaria completando 140 anos...




"OS DIAS DA COMUNA"
Bertold Brecht

Considerando nossa fraqueza os senhores forjaram
Suas leis, para nos escravizarem.
As leis não mais serão respeitadas
Considerando que não queremos mais ser escravos.

Considerando que os senhores nos ameaçam
Com fuzis e com canhões
Nós decidimos: de agora em diante
Temeremos mais a miséria do que a morte.

Consideramos que ficaremos famintos
Se suportarmos que continuem nos roubando
Queremos deixar bem claro que são apenas vidraças
Que nos separam deste bom pão que nos falta.

Considerando que os senhores nos ameaçam
Com fuzis e canhões
Nós decidimos, de agora em diante
Temeremos mais a miséria que a morte.

Considerando que existem grandes mansões
Enquanto os senhores nos deixam sem teto
Nós decidimos: agora nelas nos instalaremos
Porque em nossos buracos não temos mais condições de ficar.

Considerando que os senhores nos ameaçam
Com fuzis e canhões
Nós decidimos, de agora em diante
Temeremos mais a miséria do que a morte.

Considerando que está sobrando carvão
Enquanto nós gelamos de frio por falta de carvão
Nós decidimos que vamos tomá-lo
Considerando que ele nos aquecerá

Considerando que os senhores nos ameaçam
Com fuzis e canhões
Nós decidimos, de agora em diante
Temeremos mais a miséria do que a morte.

Considerando que para os senhores não é possível
Nos pagarem um salário justo
Tomaremos nós mesmos as fábricas
Considerando que sem os senhores, tudo será melhor para nós.

Considerando que os senhores nos ameaçam
Com fuzis e canhões
Nós decidimos: de agora em diante
Temeremos mais a miséria que a morte.

Considerando que o que o governo nos promete
Está muito longe de nos inspirar confiança
Nós decidimos tomar o poder
Para podermos levar uma vida melhor.

Considerando: vocês escutam os canhões
Outra linguagem não conseguem compreender
Deveremos então, sim, isso valerá a pena
Apontar os canhões contra os senhores!






Finalmente os Dias da Comuna a que Bertold Brecht se refere foi à primeira República Proletária da história, adotou uma política de caráter comunista com princípios anarquista (comunismo libertário), baseada nos princípios da Primeira Internacional. A Comuna durou 72 dias: de 18 de Março a 28 de Maio de 1871.


"Lançaram-se ao assalto do céu", palavras de Marx referindo-se ao fato.

“A obra da Comuna não morreu; ela continua hoje viva em cada um de nós. A causa da Comuna é causa da revolução social, é a causa da completa emancipação política e econômica dos trabalhadores, é a causa do proletariado mundial. E neste sentido é imortal”.
Lênin - Obras Completas V. I. Lenine, 5ª ed. em russo.



O Clipe acima foi realizado pelo Partido Comunista Revolucionário, e é uma homenagem à Comuna de Paris, que completará 140 anos em 2011.
Fonte do vídeo: Partido Comunista Revolucionário Jornal A Verdade -
http://www.averdade.org.br/.

sábado, 1 de janeiro de 2011

1º de janeiro 2011 - Três momentos no Palácio do Planalto.

1º de Janeiro de 2011 é um início de ano que sem dúvida alguma irá entrar para os anais da história, pois pasmem o primeiro Presidente Operário eleito neste País passa a faixa Presidencial a Primeira Presidenta eleita.

Guardem as reportagens, jornais, revistas, fotos, e todo o material sobre o assunto, pois será importante acervo para gerações futuras.

A presidenta Dilma Rousseff recebe a faixa presidencial do presidente Lula, sob forte emoção.



O Presidente Lula despede-se da presidência do mandato 2002-2010, descendo a rampa do Planalto na companhia da Presidenta eleita Dilma Rousseff.
Na saída, Lula cai nos braços do povo, antes entrar no carro.



O discurso da Presidenta Dilma Rousseff no parlatório do Palácio do Planalto, após receber a faixa presidencial do presidente Lula.

Último Pronunciamento do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Último pronunciamento do Presidente da República em 23 de Dezembro de 2010.