domingo, 21 de junho de 2015

FILME COLABORATIVO "UM GOLPE, 50 OLHARES"


Filme colaborativo mostra heranças deixadas pela ditadura.

26/05/2015 - 13h28 Ana Lúcia Caldas.


O filme colaborativo "Um Golpe, 50 Olhares" foi produzido pela ONG Criar Brasil e promovido pelo Ministério da Justiça, dentro do projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia do Governo Federal.
A ideia é mostrar como as pessoas que viveram naquela época, ou que ainda nem eram nascidas, entendem a ditadura militar. Quais foram as heranças e lembranças deixadas.

Amarilis Busch, diretora da Comissão de Anistia do governo federal fala do filme:
Sonora: "O objetivo era criar um filme que pudesse trazer diferentes perspectivas desse momento da história. Essa chamada pública, que selecionou, foi lançada em 2013 e o filme começou a ser realizado em 2014 sendo finalizado este ano. Qual era a ideia do filme? Era Construir esses relatos a partir de vídeos de produtores independentes no âmbito dos 50 anos do golpe militar no ano passado. Esse ano já tem 51 anos".

Foram 96 vídeos inscritos, de um minuto cada, vindos de todas as partes do país.
Sonora: "São vídeos de animação, ficção, documentário, formato experimental é uma mistura interessante com várias temáticas, várias perspectivas. A gente tentou contemplar a questão da representatividade das regiões. Então é um filme bastante dinâmico muito dinâmico, os filmes tem um minuto cada e são 50 vídeos exatamente".

Foram escolhidos 40 filmes para finalizar o material. Os outros 10 foram produzidos pelo próprio Criar Brasil. "




Um Golpe, 50 Olhares” está disponível na internet http://www.radiotube.org.br/video-23AHJfqL1ss   e vai ser exibido em TVs universitárias e comunitárias de todo o país.

Disponível também no YouTube no Canal Criar Brasil em: https://www.youtube.com/watch?v=XLg_3HUH2ys

O projeto é fomentado pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, através do Projeto Marcas da Memória, e organizado pela ONG CRIAR BRASIL – Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio.


TVs interessadas em receber o material em HD devem entrar em contato pelo email: 50olhares@criarbrasil.org.br

segunda-feira, 15 de junho de 2015

RESOLUÇÃO DO 3º ENCONTRO DE BLOGUEIROS E ATIVISTAS DIGITAIS DO PARANÁ #3ºPARANÁBLOGS

Os participantes do 3º Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais do Paraná #3ParanáBlogs, realizado nos dias 12 e 13 de junho de 2015, na sede da APP-Sindicato, av. Iguaçu, 800, Curitiba-PR, entendem que o acesso à informação e aos meios de comunicação são direitos fundamentais para o exercício da cidadania, sendo condições essenciais para a realização plena da democracia.

Assim, afirmam a defesa da liberdade de expressão e da democratização dos meios de comunicação como princípios essenciais, a serem garantidas por meio de políticas públicas efetivas. É essencial a garantia da neutralidade da rede do Marco Civil da Internet; a classificação indicativa de programas de TV e rádio; o fomento público à comunicação popular e alternativa; e o encaminhamento pelo Ministério das Comunicações de um projeto de lei ao Congresso Nacional que garanta, entre outros princípios: o fim dos oligopólios no setor de comunicação; pluralidade e definição de critérios sociais para as concessões públicas de rádio e TV; fim da propriedade cruzada dos meios de comunicação; proibição à divulgação de conteúdos de cunho racista, homofóbico, ou que estimulem, de qualquer forma, a violência, a segregação, a discriminação de classe e de gênero, a intolerância religiosa, cultural e política, o abuso infantil e a falta de ética na divulgação de propagandas comerciais; e o fim de propagandas comerciais dirigidas para crianças. A ParanáBlogs deve convidar organizações populares, entidades sindicais, rádios e TVs comunitárias e universitárias a articular ações com a finalidade de desenvolver os meios de comunicação popular, com produção própria de conteúdo e pauta, como necessário contraponto à hegemonia exercida pelas redes comerciais. Que o governo federal implemente uma política nacional de comunicação pública que amplie os veículos públicos de comunicação e aprofunde o caráter popular, democrático, participativo, informativo, cultural e educativo desses veículos.

Entendem, ainda, que é inadmissível que um governo atue contra o livre exercício dos direitos políticos, individuais e sociais, e que se sirva das autoridades sob sua subordinação para praticar abuso do poder, ou tolerar que essas autoridades o pratiquem sem qualquer repressão sua. O governo não pode se utilizar de meios violentos para subverter a ordem social, e nem pode provocar animosidade entre classes armadas e instituições civis. Por isso ficou tipificado como crime de responsabilidade (Lei 1.079/50) a atuação do governador Beto Richa (PSDB) no Massacre do Centro Cívico de Curitiba de 29 de abril de 2015. Assim, entendem que o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano (PSDB), não pode arquivar o pedido de Impeachment que juristas realizaram com apoio de 10 mil assinaturas, e deve encaminhar para votação do plenário do Parlamento, para que seja aberto um processo de Impeachment contra o governador do Paraná.

Tendo em vista os inúmeros processos judiciais movidos contra blogueiros e ativistas digitais em todo o Brasil, com condenações e aplicação de multas e indenizações abusivas, que na prática resultam em censura à livre divulgação de ideias na Internet, e ofensas inverídicas contra blogueiros e ativistas digitais, o 3º ParanáBlogs expressa sua solidariedade aos comunicadores atingidos, com o indicativo de que a Associação ParanáBlogs deverá realizar a defesa desses blogueiros e ativistas digitais. É essencial aprovação pelo Congresso Nacional do Projeto de Lei 4.653/2012 que anistia blogueiros e ativistas digitais, em função de multas eleitorais aplicadas nas recentes eleições. A ParanáBlogs deve auxiliar na realização de campanhas de arrecadação financeira para blogueiros e ativistas digitais que receberam multas desarrazoadas da Justiça, enquanto não forem anistiadas pelo Congresso.

O #4ParanáBlogs será realizado em 2017, em data e cidade a ser decidida pela Associação dos Blogueiros e Ativistas Digitais do Paraná - ParanáBlogs, após amplo debate com a blogosfera paranaense, com atividades diversas como oficinas e seminários, nas várias regiões do Estado, até a realização do evento.

Curitiba, 13 de junho de 2015.

domingo, 7 de junho de 2015

3º Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais do Paraná #3ºPrBlogs.


“Democracia, Comunicação e Juventude:
a luta contra a repressão no Paraná” 
A ParanáBlogs é uma Associação que congrega os blogueiros, blogueiras e ativistas digitais do Estado do Paraná, e realiza o seu terceiro encontro estadual, sendo que em 2013 o #2ParanáBlogs foi o maior encontro estadual de blogueir@s do Brasil. O intuito é debater a democratização das comunicações, o Massacre do Centro Cívico de Curitiba, a defesa jurídica dos ativistas digitais e a ofensiva reacionária e neoliberal no Paraná e no Brasil.
Você discute temas de interesse público nas redes sociais, como política (politics e policies), cultura, comunicação, etc.? Então você é um ativista digital. Participe do #3ParanáBlogs e ajude a divulgar o evento!

Local:- Auditório da Sede Estadual da APP-Sindicato, Av. Iguaçu, 880, Piso Térreo - Bairro Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil 

DIVULGAÇÃO E TRANSMISSÃO:
O evento será transmitido on-line pela TV 15.
Site do evento: paranablogs.com.br
Curta o Facebook e o Twitter do #3ParanáBlogs.
PROGRAMAÇÃO:
12 de junho de 2015 (sexta-feira)
17h Início da entrega de credenciais
18h Abertura do #3ParanáBlogs
Autoridades e dirigentes de movimentos sociais e entidades amigas da blogoosfera paranaense
Presidência da abertura:
Tarso Cabral Violin (Presidente da Associação ParanáBlogs, Blog do Tarso)
19h - 1ª Mesa: A ofensiva conservadora e o Massacre do Paraná
Presidência da Mesa: Tania Mandarino (Diretora Jurídica da Associação ParanáBlogs, Blog O Charuto)
A ofensiva conservadora no Brasil
Roberto Requião (Senador da República pelo PMDB, ex-governador do Paraná)
O Massacre de Curitiba
Tadeu Veneri (Deputado Estadual pelo PT-PR)
A ofensiva conservadora internacional
Ualid Rabah (diretor de Relações Institucionais da FEPAL – Federação Árabe Palestina do Brasil)
13 de junho de 2015 (sábado)
9h30 - 2ª Mesa: Democratização dos Meios de Comunicação
Presidência da Mesa: membro feminina da Frentex-PR
Renata Mielli (Jornalista, Secretária-Geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação - FNDC e Diretora do Barão de Itararé)
Palmério Dória (jornalista e escritor, autor do livro O Príncipe da Privataria)
Beto Almeida (jornalista, diretor da Telesur, presidente da TV Cidade Livre, Brasil de Fato e TV Senado)
11h30 - Oficina Especial da ARTIGO 19: “Fui processado. O que eu faço?”
Presidência de Mesa: Luiz Skora (Blog Polaco Doido)
Função de discutir e orientar os blogueiros, ativistas digitais e usuários da internet sobre os processos judiciais os quais estão sujeitos no ambiente virtual. O objetivo é apresentar quais as principais motivações para abertura de processos judiciais contra os blogueiros, apresentar casos emblemáticos, entender como funciona um processo judicial e de que maneira o blogueiro pode evitar sofrer este tipo de retaliação, assim como de que maneira proceder caso venha a ser processado (quais argumentos jurídicos podem ser usados, entender o Marco Civil da Internet, etc). A oficina tem como base o guia “Fui processado. O que eu faço?” e uma cópia do guia será entregue aos participantes da oficina.
Camila Marques (advogada formada pela PUC-SP, coordena o Centro de Referência Legal em Liberdade de Expressão e Acesso à Informação da ARTIGO 19)
Karina Quintanilha (advogada formada pela PUC-SP, do Centro de Referência Legal em Liberdade de Expressão e Acesso à Informação da ARTIGO 19)

13h - Intervalo para almoço

14h - 3ª Mesa: Comunicação e o Massacre do Centro Cívico
Presidência de Mesa: Meg (Presidenta da Associação ParanáBlogs, Blog da Meg)
Márcio Henrique dos Santos (professor e comunicador ferido no Massacre do Centro Cívico de Curitiba)
Walkíria Olegário Mazeto (Secretária Educacional da APP e membro do Comitê 29 de Abril)
Membro da CUT-PR
Serão homenageadas algumas vítimas do Massacre de Curitiba:
Angela Alves Machado (professora de história, foto do ano), Rafaelin Poli (professora que quebrou o dedo), Ícaro Grassi (estudante, feriu o rosto), Taciane Grassi (estudante, perdeu a audição), Luiz Carlos de Jesus (cinegrafista atacado por um Pitbull da PM), Elaine Antunes (vídeo emocionante), Cláudio Franco (agente penitenciário ferido no rosto), Affonso Cardoso (ferido), Eyrimar Fabiano (professor ferido) e os doze manifestantes presos.
16h00 - 4ª Mesa: Novas estratégias de comunicação e a periferia no Brasil
Presidência de Mesa: Manoel J. de Souza Neto - Museu do Som Independente
GOG (o poeta do rap nacional)
Preto Zezé das Quadras (Presidente da Central Única das Favelas - CUFA Brasil)
Debatedor: Vato (rapper e ativista digital)
18h - Aprovação da Carta do 3º ParanáBlogs
19h - Palestra lítero-musical
GOG (o poeta do rap nacional)
Clica 4.1.3 (rap)
  
21h - Festa de Encerramento
Com todos os participantes do evento na calçada da fama
*Algum palestrante pode sofrer contratempo, cancelar a participação, e ser substituído pela ParanáBlogs.
INSCRIÇÕES (clique aqui): - ATENÇÃO: APÓS O ENVIO DO FORMULÁRIO PREENCHIDO, PEÇA CONFIRMAÇÃO NO E-MAIL paranablogs@blogoosfero.cc 

Pagamento no dia do evento, na entrega das credenciais.

HOSPEDAGEM:
O Hotel oficial do #3ParanáBlogs é o Hotel Del Rey, que fica na melhor localização de Curitiba, na esquina da menor avenida do mundo, a Luiz Xavier com a rua das Flores, na famosa “Boca Maldita”. Com hospedagem em condições especiais para os participantes do evento de fora de Curitiba, entre os dias 12 e 14 de junho.
Cortesia de água e refrigerante do frigobar.

Café da manhã incluído das 6h30min às 10h, ar condicionado, TV a cabo, frigobar, telefone, secador de cabelos, cofre e banheiro privativo. Horário: Check in 14h, Check out 12h.

O Convention & Vistitour Bureau em parceria com o Hotel Del Rey, oferece gratuitamente um serviço de van Leva e trás, para Santa Felicidade, shoppings, casa de shows, teatro, bairro Batel no horário das 19:30 as 23:00. As Reservas deverão serem solicitadas na recepção do hotel até as 18:00 hrs.

Política de Gratuidade: cortesia de diária de uma criança de até 6 anos no mesmo apartamento que dois adultos pagantes.

Você chegando em Curitiba pelo Aeroporto ou Rodoviária, poderá utilizar os serviços e transporte de um Micro-ônibus executivo parando em frente a Biblioteca Pública. O Hotel Del Rey fica à uma quadra. – R$ 12,00 por pessoa. www.aeroportoexecutivo.com.br. Para ir ao evento basta pegar o mesmo ônibus e parar no Shopping Estação (três quadras da APP).

Reservas & informações na recepção do hotel. Rua Ermelino de Leão,18 - Centro, Curitiba/PR, CEP 80410-230, Tel. (041) 2106-0099 e FAX. (041) 2106-2300. www.hoteldelrey.com.br
Mais informações do evento pelo e-mail: paranablogs@blogoosfero.cc






sábado, 2 de maio de 2015

MP-PR ENTREVISTA COLETIVA SOBRE INVESTIGAÇÕES DOS EXCESSOS OCORRIDOS EM 29 ABRIL

MP-PR realiza entrevista coletiva sobre as investigações destinadas a apurar excessos em 29 de abril de 2015 durante a manifestações ocorridas nos arredores da  ALEP (Assembleia Legislativa do Estado do Paraná).

   


Realizada, em 30 de abril/2015 - quinta-feira, na sede do MP-PR, em Curitiba, entrevista coletiva sobre as investigações instauradas pelo Ministério Público do Paraná, para apurar excessos na repressão da manifestação pública ocorrida na última quarta-feira (29), nos arredores da ALEP. 
A entrevista foi concedida no auditório da sede da Instituição, em Curitiba, com transmissão ao vivo, via webcast.



Na mesma ocasião, o MP-PR informou estar colhendo informações, documentos, laudos e depoimentos de testemunhas, além de divulgar e-mail institucional destinado a receber imagens e vídeos enviados pela população e que poderão auxiliar nas investigações. 

A instauração do procedimento investigativo foi determinada ainda na quarta-feira (29) pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia. O MP-PR já havia expedido Recomendação ao governo do Estado, à Secretaria de Segurança Pública e ao Comando-Geral da Polícia Militar no sentido de que a intervenção policial se limitasse a garantir a segurança dos manifestantes, excetuada a contenção de eventuais infrações penais.


Abaixo anexo com íntegra da Recomendação expedida pelo MP-PR.


Veja a entrevista na Integra: 


quarta-feira, 18 de março de 2015

Urge fortalecer a solidariedade ao povo palestino

A reeleição do partido de extrema-direita Likud (“Consolidação”), na terça-feira (17/3), em Israel, nos traz a urgência da intensificação da solidariedade ao povo palestino e à sua luta por libertação e paz. A radicalização do discurso racista do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu é uma demonstração das suas reais intenções: perpetuar a ocupação criminosa da Palestina e o massacre do seu povo.
Por Socorro Gomes*
Em São Paulo, protestos massivos repudiaram o massacre dos palestinos durante
os bombardeios israelenses contra a Faixa de Gaza, em julho e agosto de 2014.
Desesperado pela perda de terreno para a chamada União Sionista, autoproclamada de centro-esquerda, mas ainda fiel ao ideal colonizador, Netanyahu afirmou abertamente que não pretende permitir o estabelecimento do Estado da Palestina. O discurso de defesa da ocupação como medida “securitária” de Israel não surpreendeu, mas desnudou por completo os obstáculos que o povo palestino ainda enfrentará na sua justa causa pela libertação e pela autodeterminação.



Leia também:



As campanhas genocidas dos sucessivos regimes sionistas têm ficado mais expostas, com a ampliação das denúncias e o fortalecimento da solidariedade expressa por movimentos sociais do mundo inteiro ao povo palestino. A resposta do governo Netanyahu foi o recrudescimento da opressão contra os palestinos, com duas ofensivas militares que chocaram os povos do mundo inteiro, tamanha brutalidade dos crimes praticados por Israel, no segundo semestre de 2014.

Protestos massivos tomaram as ruas em diversos países para exigir o fim de mais um massacre do povo palestino, que agora tem nesta solidariedade internacional e no fim da impunidade do regime sionista grande esperança. O povo palestino e as lideranças têm consciência de que enfrentam não apenas Israel, mas também seu principal aliado, cúmplice e patrocinador, o imperialismo estadunidense, que há décadas fantasia-se de mediador para garantir apenas a expansão da ocupação.

O governo dos Estados Unidos orgulha-se de garantir a Israel a maior quantia da sua “ajuda internacional” desde a Segunda Guerra Mundial. Entre fundos para o setor militar e para o recebimento dos imigrantes judeus de todo o mundo, também instalados ilegalmente nos territórios palestinos ocupados, os EUA já garantiram a Israel mais de US$ 120 bilhões neste período, de acordo com um documento recente da própria Casa Branca. Ainda que o Exército israelense passasse os dias conduzindo o massacre dos palestinos na Faixa de Gaza, o presidente estadunidense Barack Obama autorizou o envio de mais US$ 225 milhões além dos US$ 3 bilhões anuais em ajuda militar a Israel, especificamente para o sistema antimíssil Cúpula de Ferro, em julho, durante os 51 dias de bombardeios contra Gaza.

Já nesta semana, e diante da debandada da sociedade israelense para a extrema-direita, a reeleição do Likud é mais uma tragédia para o já martirizado povo palestino. Netanyahu angariou apoio para vencer as eleições graças a uma sociedade visivelmente intoxicada e enveredada ao extremismo, tornando fundamental o investimento na questão das colônias. O recorde na perversa e criminosa política de construção de mais casas para colonos em territórios palestinos ocupados é um orgulho para Netanyahu.

Homem palestino mostra cada demolida pelas forças israelenses em Jerusalém Oriental,
porção palestina ocupada por Israel. Foto: Ahmad Gharabli / AFP
Além disso, foram três grandes ofensivas contra a Faixa de Gaza sitiada nos últimos cinco anos, o que evidencia a sistematicidade das “operações militares” condenadas pela ONU como “punição coletiva” dos palestinos pelo regime sionista, que alega sua defesa contra a resistência armada. Contra a Cisjordânia, a opressão também é cotidiana, com números rompantes de palestinos presos, mortos e perseguidos, inclusive crianças, mulheres e idosos.
Por isso, o Cebrapaz e as diversas entidades que manifestam sua solidariedade ao povo palestino devemos fortalecer a luta, ao lado dos palestinos, pela paz e pelo fim da impunidade da liderança sionista. Continua sendo uma tarefa impostergável dos movimentos sociais solidários exigir o cumprimento de uma dívida histórica pela libertação do povo palestino e o estabelecimento do seu Estado independente e soberano, assim como a responsabilização dos que perpetram o genocídio na Palestina.
*Socorro Gomes é a presidenta do Cebrapaz e do Conselho Mundial da Paz.


Fonte: Urge fortalecer a solidariedade ao povo palestino, acesso  em: http://cebrapaz.org.br/site/component/content/article/41-top-headlines/1151-urge-fortalecer-a-solidariedade-ao-povo-palestino.html 

sábado, 7 de março de 2015

Sandy & Junior na lista da lava jato (Larga a mão desta boquinha).

Depois de ficar quase um ano em “Banho Maria” o blog finalmente volta com uma pitada de humor sobre a “Operação Lava a (Cha)Jato.


Sandy & Junior na lista da lava jato
Apesar do que muitos pensam Sandy & Junior não são uma única pessoa, e sim uma dupla, de dois irmãos (incrível uma dupla de dois).

Após descobrirem que também estão na lista de Janot na operação Lava a(o) (Cha)Jato a dupla novamente se reuniu para explicar em versos e prosas a injusta acusação.




Larga a mão desta boquinha

Larga a mão desta boquinha
Eu não largo não
Você está de brincadeira
Vou guardar a grana inteira
Bem debaixo do colchão.

Larga a mão desta boquinha
......
*Repetir o refrão acima umas 30 vezes.

Desta boquinha, não largo e não reclama
Mostro que tô com a grana, e não quero discussão.
Você pensava que fossemos dois bocós.
Mas somos filhos do Xororó
E não vamos ficar na mão.

Larga a mão desta boquinha
......
*Repetir  o refrão 10 vezes

Gostou da festa? Eu estou com a grana lá!
Você não quis levar, mas eu sei por que razão.
Vai no HSBC e esta grana lhe aperreia.
Quando volta me tapeia
Só pedindo o meu perdão.

Com a boquinha eu tô ficando nervoso
E quando eu fico nervoso
Pra mim meia dúzia é seis,
largo não!

Larga a mão desta boquinha
......
*Repetir o refrão umas 15 vezes

Oh! A boquinha, já levei você comigo.
Não tive medo do perigo, nem dessa tal de delação.
Filhos do Xororó, estamos agora de volta!
Pedir demais para lagar a mão.
Respondo abaixo com o refrão.

Larga a mão desta boquinha
Eu não largo não
Você está de brincadeira
Vou guardar a grana inteira
Bem debaixo do colchão.
Larga a mão desta boquinha....
(Repetir o último refrão umas 150 vezes).

Em homenagem a esta grande dupla, revejam este vídeo clipe da música abre a porta mariquinha. Com Sandy & Junior; Minnie e Mickey, da Disney (Provado que desde cedo esta dupla  já tinha ligações com corporações internacionais).


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Dia Nacional da Consciência Negra

Dia Nacional da Consciência Negra
Zumbi dos Palmares, o maior ícone da resistência negra ao escravismo no Brasil
Zumbi, símbolo da
resistência negra







     
Vinte de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra. A data - transformada em Dia Nacional da Consciência Negra pelo Movimento Negro Unificado em 1978 - não foi escolhida ao acaso, e sim como homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, assassinado em 20 de novembro de 1695.
     O Quilombo dos Palmares foi fundado no ano de 1597, por cerca de 40 escravos foragidos de um engenho situado em terras pernambucanas. Em pouco tempo, a organização dos fundadores fez com que o quilombo se tornasse uma verdadeira cidade. Os negros que escapavam da lida e dos ferros não pensavam duas vezes: o destino era o tal quilombo cheio de palmeiras.
     Com a chegada de mais e mais pessoas, inclusive índios e brancos foragidos, formaram-se os mocambos, que funcionavam como vilas. O mocambo do macaco, localizado na Serra da Barriga, era a sede administrativa do povo quilombola. Um negro chamado Ganga Zumba foi o primeiro rei do Quilombo dos Palmares.
     Alguns anos após a sua fundação,o Quilombo dos Palmares foi invadido por uma expedição bandeirante. Muitos habitantes, inclusive crianças, foram degolados. Um recém-nascido foi levado pelos invasores e entregue como presente a Antônio Melo, um padre da vila de Recife.
     O menino, batizado pelo padre com o nome de Francisco, foi criado e educado pelo religioso, que lhe ensinou a ler e escrever, além de lhe dar noções de latim, e o iniciar no estudo da Bíblia. Aos 12 anos o menino era coroinha. Entretanto, a população local não aprovava a atitude do pároco, que criava o negrinho como filho, e não como servo.
     Apesar do carinho que sentia pelo seu pai adotivo, Francisco não se conformava em ser tratado de forma diferente por causa de sua cor. E sofria muito vendo seus irmãos de raça sendo humilhados e mortos nos engenhos e praças públicas. Por isso, quando completou 15 anos, o franzino Francisco fugiu e foi em busca do seu lugar de origem, o Quilombo dos Palmares.
     Após caminhar cerca de 132 quilômetros, o garoto chegou à Serra da Barriga. Como era de costume nos quilombos, recebeu uma família e um novo nome. Agora, Francisco era Zumbi. Com os conhecimentos repassados pelo padre, Zumbi logo superou seus irmãos em inteligência e coragem. Aos 17 anos tornou-se general de armas do quilombo, uma espécie de ministro de guerra nos dias de hoje.
     Com a queda do rei Ganga Zumba, morto após acreditar num pacto de paz com os senhores de engenho, Zumbi assumiu o posto de rei e levou a luta pela liberdade até o final de seus dias. Com o extermínio do Quilombo dos Palmares pela expedição comandada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho, em 1694, Zumbi fugiu junto a outros sobreviventes do massacre para a Serra de Dois Irmãos, então terra de Pernambuco.
     Contudo, em 20 de novembro de 1695 Zumbi foi traído por um de seus principais comandantes, Antônio Soares, que trocou sua liberdade pela revelação do esconderijo. Zumbi foi então torturado e capturado. Jorge Velho matou o rei Zumbi e o decapitou, levando sua cabeça até a praça do Carmo, na cidade de Recife, onde ficou exposta por anos seguidos até sua completa decomposição.
     “Deus da Guerra”, “Fantasma Imortal” ou “Morto Vivo”. Seja qual for a tradução correta do nome Zumbi, o seu significado para a história do Brasil e para o movimento negro é praticamente unânime: Zumbi dos Palmares é o maior ícone da resistência negra ao escravismo e de sua luta por liberdade. Os anos foram passando, mas o sonho de Zumbi permanece e sua história é contada com orgulho pelos habitantes da região onde o negro-rei pregou a liberdade.

Fontes: Dpnet.com.br
             O Dia On-Line
            Feranet21.com.br

Fonte do Blog: Dia Nacional da Consciência Negra. Acesso