terça-feira, 22 de junho de 2010

Investimento estrangeiro no Brasil bate recorde

Sai no Bloger muito além da economia:

O mês de maio de 2010 alcançou o melhor resultado da história para o número de investimentos estrangeiros diretos, que vão para o setor produtivo da economia. Foram investidos no mercado brasileiro US$ 3,534 bilhões, valor muito superior a projeção do Banco Central (BC) de US$ 1,6 bilhão. A série histórica do BC foi iniciada em 1947.

Para o BC havia a expectativa de um investimento da indústria química para junho, mas os recursos entraram no final de maio. Em junho, a entrada dos investimentos não será tão forte. Até o dia 22, o investimento direto somou US$ 900 milhões e a expectativa para o mês todo é de US$ 1,5 bilhão. Entre janeiro a maio, o investimento estrangeiro direto acumulou US$ 11,414 bilhões.


Maiores informações sobre a notícia acesse: http://www.alemdeeconomia.com.br/blog/?p=1021

Ou click no título ao lado e vá direto ao Bloger: Investimento estrangeiro no Brasil bate recorde




sexta-feira, 4 de junho de 2010

Câmara aprova aumento para Prefeito de Curitiba.

Saiu em diversas mídias a notícia sobre o aumento para prefeito de Curitiba, que era de R$ 19.115,19, para R$ 26.723,13.
Notícia tirada da página do Partido dos Trabalhadores - Diretório Municipal de Curitba, em 24/05/2010, no sítio:- http://ptcuritiba.org.br/noticias/camara-aprova-aumento-para-prefeito-de-curitiba/.
Câmara aprova aumento para Prefeito de Curitiba.

Luciano Ducci (PSB) diz que irá devolver 30% do salário aos cofres públicos.

Com protestos dos Servidores Municipais (Sismuc), nesta segunda-feira (24), a Câmara Municipal de Curitiba votou o projeto de Lei que estabelece o novo salário do prefeito de Curitiba, de R$ 19.115,19 (dezenove mil, cento e quinze reais e dezenove centavos), para R$ 26.723,13 (vinte e seis mil e setecentos e vinte e três reais e treze centavos). A bancada de oposição protocolou uma emenda para fixar o subsidio mensal do Prefeito Municipal de Curitiba, que não foi aprovada pelos parlamentares.

Veja o vídeo da votação tirado do canal do Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (SISMUC):




Conitinuando a notícia...

O fato da bancada considerar as perdas históricas de reajuste dos servidores públicos municipais, que somam 14,68% e que, a mesma gestão municipal, se negou a recompor, foi uma justificativa da emenda. “Os servidores fizeram a proposta de parcela para o reajuste e, mesmo assim, não foi aceita. Por isso, entendo que o reajuste proposto para o salário do Prefeito de Curitiba é incoerente com relação às perdas históricas dos servidores municipais”, apontou a vereadora Professora Josete (PT).

Os parlamentares da bancada de oposição, relembraram a atitude do ex-prefeito Beto Richa (PSDB), que em 2007 afirmou que destinaria 30% do seu salário a entidades de ação social. Fato que, segundo o líder do prefeito, será mantido pelo atual mandatário.

“A atitude de manter o retorno de 30% aos cofres públicos é uma desautorização da bancada. A origem do problema chama Beto Richa (PSDB), que de forma demagógica vetou a primeira vez o aumento”, destacou o líder da bancada do PT, vereador Pedro Paulo.

Segundo a vice-presidente do PT Curitiba, Mirian Gonçalves, que acompanhou a votação, os argumentos de comparação com salários da iniciativa privada não são viáveis quando se trata de uma função pública. “O Prefeito exerce uma função pública por vontade própria e não podemos equiparar a hipótese de empresa privada”, destacou. E acrescenta: “considero admirável que mesmo quando se fala em redução dos gastos públicos, os vereadores da base de apoio do governo municipal aprovem um aumento que elevará o salário do Prefeito de Curitiba para um valor mais alto do Presidente da República, que exerce a função mais importante no Brasil”.

O vereador Jonny Stica (PT), ressaltou que esta pode ser a última votação do reajuste do salário do Prefeito Municipal de Curitiba. “Podemos estar votando o último reajuste do Prefeito de Curitiba, e além disso, em termos de evolução, o salário é mais que o necessário.Tanto que irá doar 30%.”, disse.

A bancada ressaltou que os subsídios dos Prefeitos Municipais de capitais do mesmo porte de Curitiba, são inferiores a proposta de aumento votada hoje. Como por exemplo, Florianópolis R$ 15.484,31; Porto Alegre R$ 12.842,51; São Paulo R$ 12.384,05; Belo Horizonte R$ 19.080,00; Recife R$ 14.635,00. Além do que, se comparar o salário proposto para o Prefeito de Curitiba, ao salário do Presidente da República, a diferença é grande, quando o Presidente ganhava em maio de 2009, R$ 16.250,00.

Para a bancada, esta votação foi uma herança deixada para o atual Prefeito de Curitiba. “Em 2007, quando houve a mesma votação, o ex-prefeito Beto Richa, com bases nas críticas recebidas, vetou o projeto que definiria o salário do Prefeito Municipal de Curitiba com o teto do Supremo Tribunal Federal”, relembrou o vereador Pedro Paulo.

Questionamento

O questionamento da bancada é o fato do por que a bancada do prefeito votou contra a fixação do salário, quando o prefeito em exercício, Luciano Ducci (PSB), irá doar 30% do seu salário para instituições sociais. Então, o porquê não fixar o valor, ao invés de devolver uma parcela do salário?

E a bancada de oposição também protocolou um Pedido de Informações para saber como e onde foi investido o dinheiro que o ex-prefeito Beto Richa teria devolvido de seu salário.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Acordo com Irã é a maior vitória diplomática do Brasil!

Considerada a maior vitória diplomática da história do Brasil, a notícia sobre o acordo da energia nuclear do Irã, saiu em diversas mídias, tanto nacional como internacional, todas, pelo menos em sua maioria, elogiando a atuação da política Brasileira e do Presidente Lula.

Poderia muito bem ter postadado está notícia, ontem (em 17/05/10), mas infelizmente não deu, transcrevo parte do que saiu no portal do Vermelho, sobre o acordo Brasil - Irã.

Leiam no Portal do Vermelho:

17 de Maio de 2010 - 9h04


Brasil, Irã e Turquia celebram acordo nuclear assinado hoje em Teerã

Brasil, Irã e Turquia celebram acordo nuclear assinado hoje em Teerã

Acordo com Irã é a maior vitória diplomática do Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou na manhã desta segunda-feira (17) que houve acordo sobre a questão da energia nuclear do Irã. O acerto prevê que o Irã entregará 1.200 quilos de urânio à Turquia e receberá 120 quilos do produto enriquecido com monitoramento de organismos internacionais. O acordo entra na história como uma das mais emblemáticas vitórias da diplomacia brasileira e projeta o Brasil e o presidente Lula como protagonistas de primeira linha na política global.

O acordo nuclear assinado hoje por Brasil, Irã e Turquia nuclear fecha o caminho para a possibilidade que a comunidade internacional imponha novas sanções ao regime iraniano, afirmou o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim.

Em entrevista coletiva em Teerã, após o anúncio do pacto, Amorim assegurou que o compromisso adquirido pelas autoridades iranianas fecha a porta para a política de sanções sugerida pelas grandes potências.

Maiores informações leia no sítio:
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=129479&id_secao=9

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Curitiba - Capital ecológica cidade do futuro, será?

Curitiba, capital da fraude e da propaganda enganosa, dita como capital ecológica, cidade planejada que busca soluções. Pura propaganda insana de Lener e sua equipe, que busca se perpetuar na política do ex-prefeito, agora candidato a Governo, Sr. Beto Richa.

Segundo pesquisa realizada:

"Em Curitiba, 2.776 pessoas vivem na rua, segundo a primeira Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua divulgada ontem pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em Brasília.
Entre as 71 cidades pesquisadas (48 municípios com mais de 300 mil habitantes e 23 capitais), Curitiba apresentou a segunda maior proporção, com percentual de 0,154 de moradores de rua em relação à população total.
Em primeiro lugar ficou a cidade de São José dos Campos (SP), com percentual de 0,274 (1.633 habitantes)..." (fonte paranaonline de 19/07/2008).
Como podemos observar São José dos Campos, interior de SP em primeiro, ou seja, Curitiba, das 23 Capitais pesquisadas, é a primeira do Brasil com mais moradores de Rua, naturalmente que de lá para cá a situação só piorou.
Veja o vídeo(rap) de Branco Favela e comprove parte desta realidade:




Veja também, entre outras informações, a visão ufanista tirada do sítio da Prefeitura desta Cidade:


"A capital do Estado do Paraná, formada num altiplano 934 metros acima do nível do mar, carente de marcos de paisagem oferecidos pela natureza, acabou criando suas principais referências pela ciência e pela mão humana. No século XX, no cenário da cidade planejada, a indústria se agregou com força ao perfil econômico antes embasado nas atividades comerciais e do setor de serviços. A cidade enfrentou, especialmente nos anos 1970, a urbanização acelerada, em grande parte provocada pelas migrações do campo, oriundas da substituição da mão-de-obra agrícola pelas máquinas. Curitiba enfrenta agora o desafio de grande metrópole, onde a questão urbana é repensada sob o enfoque humanista de que a cidade é primordialmente de quem nela vive. Seu povo, um admirável cadinho que reuniu estrangeiros de todas as partes do mundo e brasileiros de todos os recantos, ensina no dia-a-dia a arte do encontro e da convivência. Curitiba renasce a cada dia com a esperança e o trabalho nas veias, como nas alvoradas de seus pioneiros".


DADOS PRINCIPAIS


Área 430,9 km² População 1.727.010 (estimativa IBGE/2004);

Bairros 75;

Relevo Levemente ondulado;

Área verde por habitante 51 m²;

Extensão Norte-Sul 35 km - Extensão Leste-Oeste 20 km;

Altitude média 934,6 m - Latitude 25º25'48'' Sul Longitude 49º16'15'' Oeste;

Fuso horário Brasília;

Clima Temperado;

Pluviosidade 1.500 mm/ano;

Temp. média no verão 21ºC - Temp. média no inverno 13ºC;

Distância de São Paulo 400 km.


Fonte Prefeitura da cidade:

terça-feira, 4 de maio de 2010

Anistia Internacional: benefício aos torturadores é afronta às vítimas :: Notícias JusBrasil

Anistia Internacional: benefício aos torturadores é afronta às vítimas :: Notícias JusBrasil

Retirado do Facebook de Luiz Inácio!









Biografia: " Eu quero para o povo brasileiro aquilo que eu não tive"


....“Obviamente que nós não temos a sapiência de um sociólogo. Ou de alguns... ou de alguns... esta semana, é engraçado, eu fui chamado de analfabeto, essa semana eu fui chamado de ditador porque indiquei a Dilma pelo dedaço e essa mesma semana eu ganhei o título de estadista do ano ... eu compreendo o ódio que isso causa. Eu compreendo, porque o intelectual ficar assistindo um operário que só tem o quarto ano primário e nao tem vergonha de dizer... ganhar tudo o que ele imaginava que ele pudesse ganhar e não ganhou por incompetência... é muito difícil... é muito engraçado porque tem gente que acha que a inteligência está ligada à quantidade de anos de escolaridade que você tem. Não tem nada mais burro que isso. A universidade te dá conhecimento, te dá aperfeiçoamento. Inteligência é outra coisa. É outra coisa. E a política é uma das ciências que exige mais inteligência do que conhecimento, muito mais inteligência. A inteligência de saber montar uma equipe não está no livro. Está na sensibilidade. A inteligência de saber tomar as decisões não está no livro, ela está no caráter, no caráter e no compromisso que tenha o dirigente que governa esse país. Mas de qualquer forma a vida é assim. As pessoas falam o que querem, ouvem o que não querem ... porque a vida é assim, a vida é dura. O que as pessoas não percebem é que diferentemente de qualquer outro presidente do Brasil, este presidente nunca precisou provar nada, porque a elite não tem o que provar. Saiu um, não deu certo, entra outro, não deu certo, todos vão fazer um curso de dois ou três anos lá fora, volta, se candidata com a maior cara de pau outra vez. Eu, eu tenho que provar a cada dia, desde que eu nasci, eu tenho que provar que tenho competência. Porque eu tenho que provar. Porque sei o fracasso do Walesa na Polônia, foi eleito presidente da República e foi concorrer e teve 0,6% [dos votos], menos de 1%. E eu tenho clareza e tinha clareza e o PCdoB sabe disso, que se nós fracassássemos ia levar mais 150 anos para um operário pensar em ser candidato a presidente da República deste país”

segunda-feira, 26 de abril de 2010

TJ condena Maluf por superfaturar compra de 1,4 toneladas de frango.

O deputado Paulo Maluf (PP-SP) foi condenado pela 7.ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo na ação de improbidade administrativa em que era acusado de superfaturar a compra de frangos para a Prefeitura de São Paulo, em 1996. A decisão é uma reviravolta no processo.

Movida pelo Ministério Público Estadual, a ação havia sido julgada improcedente em 2002 pelo juiz Fernão Borba Franco, da 2.ª Vara da Fazenda Pública.

A decisão do TJ foi tomada por maioria de votos. A promotoria havia recorrido da absolvição do deputado. Na época, a 2ª Vara da Fazenda Pública havia entendido que inexistia o superfaturamento, a imoralidade e a improbidade alegados pelo então promotor Alexandre de Moraes, atual secretário municipal de Transporte e de Serviços, da gestão de Gilberto Kassab (DEM). Ele afirmava que Maluf havia favorecido a empresa de sua mulher, Sylvia Lutfalla Maluf.

A compra de 1,4 tonelada de frango custou R$ 1,39 milhão ao município. Além de Maluf, o promotor pedia condenação de Francisco Nieto (ex-secretário de Abastecimento), Marcelo Daura (ex-presidente da Comissão de Preços) e das empresas Obelisco Agropecuária Empreendimentos (de Sylvia e de uma filha de Maluf) e Ad’Oro Alimentícia e Comercial, que pertencia a Fuad Lutfalla (cunhado de Maluf). A prefeitura contratou a Ad’Oro para fornecer o frango, comprado da Obelisco.

Em perícia durante o processo, o suposto superfaturamento teria sido quantificado, segundo o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública, em "meros R$ 21,7 mil", o que para ele impossibilitava o reconhecimento da existência do superfaturamento. Não havia ainda nada na lei que proibisse a empresa vencedora de adquirir matéria-prima de outra empresa ou que impedisse a contratação de empresa de sua família.Agência Estado.